segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Qual é o animal mais venenoso do mundo ?

  Ola curiosos, todos nós adoramos animais não é verdade? Mas será que no meio deles todos não haverá sempre uma espécie que não gostamos ou uma a qual temos medo!? 

  Assim como em tudo há sempre algo que foge à regra e em relação aos animais acontece o mesmo, temos aqueles que realmente gostamos e aqueles que não gostamos, há uns amáveis e outros detestáveis, posto isto, existem uns quantos animais pelo mundo fora que são venenosos. 

  E será que sabe qual é o animal mais venenoso do mundo? Qual será o animal que está no topo da lista, será que ele morde, que dá choque ou será que pica? 

  Caros curiosos se vocês acham que os tubarões são os animais mais perigosos do oceano, então estão redondamente enganados, eles são temidos como seria óbvio e atacam sem nenhuma camuflagem devido ao seu tamanho e quase nunca conseguem capturar uma presa sem serem vistos, contudo existem outros animais marinhos que conseguem disfarçar-se muito bem, até parecem inofensivos, mas depois quando estamos por perto podemos sofrer graves consequências. 

  Então com isto digo-vos que o animal mais venenoso do mundo é o molusco da concha colorida, cujo nome científico é, Conus Geographus, este animal possui um veneno super letal. Se alguém o tentar agarrar com a tentativa de o coleccionar devido a ser uma concha exótica e devida à sua beleza exterior, ele lança um espécie de um dardo venenoso, capaz de provocar paralisia, edema cerebral, paragem respiratória e bem capaz de levar à morte. 


  São raros os casos em que o ser humano conseguiu sobreviver ao veneno dele, 65% dos casos de picadas são fatais, já que o seu veneno é constituído por mais de 100 elementos diferentes e só 0,029 miligramas são suficientes para nos matar. 


  Como seria possível algo tão pequeno e para algumas pessoas algo que nem sabíamos que existia ser o animal mais venenoso do mundo. 

  Um obrigado a todos os curiosos e espero que tenham gostado. Até à próxima curiosidade!





sábado, 8 de outubro de 2016

3 Segredos que o nosso Cérebro nunca nos contou!?

  Ola pessoas curiosas, como sabem o nosso cérebro comanda  tudo o que fazemos, como se fosse um painel de controlo, e até as nossas acções mais inconscientes são conduzidas por ele, como é que não nos esquecermos de respirar, por exemplo, enquanto realizamos outras actividades? 
O problema é que esse sistema pode apresentar alguns “tilts mentais”, e então, perdemos a noção do que é real e do que foi realmente criado pelo cérebro. 


  Esse painel de controlo mental também costuma pregar partidas e criar algumas mentiras, sem que a gente perceba.


1-Tudo o que nós vimos são imagens reais?

  O cérebro edita tudo aquilo que nós vimos, ou seja, por vezes nem tudo aquilo que vemos são imagens reais. Se nós acordarmos as 7 horas da manhã e dormir pela 11 horas da noite , dá um total de 16 horas acordado, durante 4 horas deste período aquilo que os nossos olhos vêm são imagens artificiais criadas pelo cérebro. A explicação para isso é precisamente biológica, para os nossos olhos captarem uma imagem clara eles ficam em constante movimento, fixados num ponto e depois a saltarem de um ponto para o outro, esses saltos demoram cerca de 0,2 segundos e como eles realizam estes saltos 150 mil vezes por dia, o resultado disto equivale a 4 horas. 

  É possível perceber isso quando você estiver a falar com uma pessoa e a olhar nos olhos da mesma, vocês vão conseguir observar o movimento continuo dos olhos dela a observar toda a vossa cara mas inconscientemente. Para o cérebro receber a informação visual de cada salto que os olhos dão leva 0,1 segundo e enquanto este processo ocorre, nós ficamos cegos, mas esta cegueira involuntária é imperceptível e acontece simplesmente porque os nossos cérebros preenchem os pequenos lapsos do tempo com imagens artificiais, só que na realidade nós não vimos nada disto com os nossos olhos.

2-É possível termos uma gravidez psicológica? Acontece com os homens? 

 Caros curiosos, este distúrbio não é algo que foi descoberto recentemente e provavelmente já todos ouviram falar neste assunto, isto já é algo que foi descoberto em 300 A.C. O mais grave disto tudo são os sintomas que as mulheres com uma gravidez psicológica sentem, são de facto muito parecidos com uma gravidez real, como enjoos, os seios cheios de leite e incrivelmente até mesmo o crescimento da barriga, é verdade. Alguns casos já chegaram aos extremos como por exemplo algumas mulheres que chegaram a ir para o hospital por estarem a acreditar que estavam a entrar em trabalho de parto. Isto acontece na maior parte das vezes com mulheres que têm dificuldade a engravidar, ou então que sofram de alguma pressão psicológica para tal. 


  Os sintomas começam a surgir por estímulos da hipófise, uma glândula no cérebro que liberta varias hormonas, inclusive a da gravidez. 

  Com os homens também acontece curiosos, mas só acontece realmente quando a sua parceira está de facto grávida. Nestas situações eles podem sentir inchaço e cãibras na zona do abdómen por tempo indeterminado. 

3-O que não conseguimos fazer?

  Eu duvido que consigam espirrar com os olhos abertos, ou então sentirem cócegas com as vossas próprias mãos. O cérebro controla tudo e estas acções funcionam no equilíbrio do nosso organismo, se ele não fizesse isso, nós conseguiríamos suster a respiração até morrer por exemplo. É apenas uma forma de protecção para o nosso corpo, você não consegue espirrar de olhos abertos por causa de uma reacção de contracção muscular do nosso corpo nesse mesmo momento, no caso das cócegas quando é feito por outra pessoa o nosso corpo reage de forma involuntária em forma de aviso, porque pode ser algo perigoso, quando é a nossa própria mão o cérebro entende que não há qualquer perigo e por isso reage de maneira diferente.



Obrigado a todos os curiosos, até a próxima curiosidade!


segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Porque é que o nosso corpo dá choque ?

 Ola curiosos, certamente já todos passámos por esta situação e muito provavelmente sempre nos perguntámos porque acontece, já todos nós estivemos a conversar com alguém e assim que nos encostamos levamos aquele choque. Além de ser um susto esta sensação incomoda também qualquer pessoa.

Mas afinal, porque razão o nosso corpo dá um choque ?

  Quando nós levamos um choque e a corrente eléctrica passa pelo nosso corpo nós podemos sentir dor, contracções musculares, uma sensação de formigueiro, mudança no batimento cardíaco, paragem respiratória, queimaduras e em casos extremos pode sim, levar à morte. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de lidar com aparelhos ligados à electricidade.

  O inicio de um choque está ligado a uma partícula minúscula, o átomo, o átomo de forma muito breve é a menor parte indivisível de algo, é a partícula fundamental de toda a matéria. O átomo é constituído por 3 coisas ainda mais pequenas como os, electrões, protões e neutrões. Os electrões têm carga negativa, os protões carga positiva e como o próprio nome diz os neutrões são neutros, ou seja, não têm carga. O que acontece é que na maioria das vezes os átomos têm o mesmo número de protões e electrões, ou seja, mantêm uma carga neutra, uma carga equilibrada nem positiva, nem negativa.


  Uma carga eléctrica acontece quando as cargas positivas e negativas não estão equilibradas, ok tudo bem mas  então porque é que acontece o choque? Se uma pessoa ou um objecto recebe uma carga maior de electrões podemos dizer que ele tem carga negativa, como diz aquele velho ditado os opostos atraem-se, por isso uma carga negativa procura uma carga positiva e vice-versa, e quando isto acontece entre as duas cargas opostas, acontece então o choque.

  Posso dar um exemplo, quando nós esfregamos os pés descalços numa carpete nós acabamos por ganhar electrões, ou seja, carga negativa, e os electrões movem-se facilmente em metais, os chamados de "condutores", por isso quando nos encostamos numa maçaneta de uma porta, que por sua vez tem carga positiva, os electrões tentam passar de nós para a maçaneta, tentando assim de todas as formas o contacto com a carga oposta, essa pequena passagem onde os electrões tentam encontrar os protões é a causa do que chamamos de, choque. Infelizmente como sabemos o choque é causador de várias mortes e de coisas bizarras. 

  Muito obrigado a todos os curiosos, espero que tenham gostado e até à próxima curiosidade !  

domingo, 2 de outubro de 2016

O chupão pode realmente matar ?

  Muito boa tarde a todos os curiosos, trago aqui uma nova curiosidade desta vez um pouco mais pequena mas sobre algo que já todos nós discutimos, que sempre foi e sempre será presente entre todos alguns relacionamentos. Vou falar de uma forma muito breve sobre os chupões e o que provocam no nosso organismo !

O que é um chupão ? Pode matar ?



  Aquela mancha vermelha e por vezes roxa que alguns se gabam, outros escondem, não é nada mais do que um hematoma, ou seja, é uma acumulação de sangue.


 Se o chupão for forte, pode acabar por rebentar com vasos sanguíneos que consequentemente levam ao aparecimento de coágulos e é aqui que se encontra o perigo. Estes coágulos podem simplesmente viajar dentro das veias e se por ventura chegam ao cérebro, podem prejudicar a passagem do sangue e causar um AVC (Acidente Vascular Cerebral) entre outros problemas. Pode também acontecer o coágulo viajar até ao coração e em vez de um Avc, temos um ataque cardíaco.

  Muito bem curiosos, o chupão além daquela marca que todos conhecemos e que na minha opinião é algo bem feio, temos de ter noção de que é algo grave e prejudicial para a saúde.

Um obrigado a todos e até à próxima curiosidade !